O fisiculturista bielorrusso Illia “Golem” Yefimchyk faleceu aos 36 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Anna, e pela mídia local. Segundo o canal Nexta, Illia sofreu uma parada cardíaca na manhã da última sexta-feira, dia 6.
Equipes de resgate o transportaram de helicóptero para o hospital, onde ele chegou a ser reanimado. Contudo, dois dias depois, os médicos constataram sua morte cerebral.
Illia era conhecido como Golem, em referência a uma figura mitológica feita de argila ou pedra, e tinha 1,85 metros de altura e 160 kg. Para manter sua musculatura, ele seguia uma dieta extremamente rigorosa, consumindo 16.500 calorias diariamente, distribuídas em sete refeições.
Outro fisiculturista falece em setembro
O fisiculturista brasileiro Matheus Pavlak também morreu neste mês após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa, em Blumenau (SC), no domingo, 1º de setembro. Quando o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para a ocorrência, Matheus já estava sem vida ao chegarem ao local.
Matheus tinha 19 anos e era filho do sargento da PM Joel Marcelino Pavlak, que também atuava como professor de educação física no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em Blumenau. O colégio divulgou uma nota lamentando a morte do atleta.
“Neste momento difícil, expressamos aos familiares e amigos do sargento PM Pavlak nossos profundos sentimentos de tristeza e solidariedade”, dizia o comunicado.
Matheus costumava compartilhar sua rotina de treinos nas redes sociais. Em novembro do ano passado, ele havia publicado o resultado do concurso Mr. Blumenau 2023, no qual conquistou o primeiro lugar nas categorias Sub-Junior e Junior até 23 anos.