Centenas de integrantes do grupo terrorista libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, ficaram feridos nesta terça-feira (17) após um ataque direcionado a pagers (Bippers usados para receber mensagens de texto) utilizados pelos membros da organização, segundo uma fonte de segurança libanesa que falou à CNN.
Entre os feridos está o embaixador iraniano no Líbano, Mojtaba Amani, conforme relatado pela agência de notícias semioficial iraniana Mehr News.
Diante do incidente, o Ministério da Saúde do Líbano emitiu um alerta para que todos os cidadãos que possuam pagers os descartem imediatamente, além de colocar os hospitais em “alerta máximo”.
As explosões ocorreram em várias regiões do Líbano, com maior impacto nos subúrbios ao sul de Beirute, conforme as Forças de Segurança Interna do país. A Agência Nacional de Notícias (NNA) relatou que os dispositivos de pager, após terem sido “hackeados”, explodiram nas cidades de Ali Al-Nahri e Riyaq, localizadas no vale de Beqaa, uma área tradicionalmente dominada pelo Hezbollah. O ataque resultou em um elevado número de feridos.
O Exército de Israel, que tem realizado ataques contra o Hezbollah desde o início do conflito em Gaza em outubro passado, não fez comentários sobre o ocorrido.
Com o grande número de feridos, o Ministério da Saúde libanês solicitou que todos os profissionais de saúde se apresentassem ao trabalho de forma urgente, enquanto hospitais receberam pacientes em massa. Além disso, as autoridades pediram que a população doe sangue, prevendo uma maior demanda devido à emergência.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram explosões poderosas em várias localidades. Um vídeo de segurança, verificado pela agência Reuters, mostra um homem em um supermercado em Beirute escolhendo frutas quando uma explosão rasga sua sacola. Em seguida, os presentes correm em pânico, enquanto o homem cai ao chão, segurando a parte inferior do abdômen e gemendo de dor.
A cena foi confirmada pela Reuters como sendo de um supermercado na capital libanesa, com base na correspondência dos detalhes do piso e teto do local.