Há quase um mês, moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relatam a visualização de drones e Objetos Voadores Não Identificados (os OVNI) em diversas localidades e de maneira suspeita. Autoridades norte-americanas pediram calma e garantiram que não há nenhuma ameaça à segurança nacional.
As primeiras aparições começaram em meados de novembro; de acordo com a CNN, moradores relatavam que os drones eram grandes, “do tamanho de bicicletas ou de carros pequenos”, voando perto da região metropolitana de Nova Iorque, principal cidade dos EUA. A Guarda Costeira do país localizada em New Jersey detectou a presença das aeronaves voando em baixa altitude – porém, não consideraram as suas presenças como “ameaças imediatas”.
Durante semanas, a presença destes objetos voadores se intensificaram, com registros inclusive em instalações militares e em propriedade do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Diversos registros destes drones (e OVNIs) apareceram nas redes sociais – e o silêncio das altas autoridades de início fizeram que o burburinho tomasse grandes proporções.
O avistamento destes drones não se limitou apenas ao estado de Nova Jersey: Nova Iorque, Maryland e Connecticut tambám relataram a presença deles.
O que chama a atenção nestes objetos são a tecnologia neles empregados: além de voarem em grandes quantidades, os veículos atuam de forma “coordenada”, não são detectáveis por meios tradicionais de rastreio, como rádio e radares, além de não emitirem calor – alguns deles não teriam luzes.
Boatos
Até o momento, nenhuma autoridade dos EUA apontou sobre a real origem destes drones e OVNIs. Congressistas de correntes políticas diversas apontavam que as aeronaves poderiam ser “obras” da China e do Irã – curiosamente, o envolvimento dos dois países e de outras forças estrangeiras foram negados pela Casa Branca.
Apenas na quinta-feira (12), o porta-voz de segurança nacional John Kirby, veio a público relatar que estes avistamentos seriam de “aeronaves tripuladas”, mas não deu nenhum detalhe sobre o que são estes objetos e se tinham autorização para voo. Tanto o FBI (a polícia federal norte-americana) quanto outras organizações ligadas as forças de segurança do país já foram contactadas sobre o caso mas não deram detalhes mais profundos.
Enquanto isso, autoridades do estado de Nova Jersey (primeiro local onde os drones apareceram), estão “frustradas” com a respostas do governo federal, que esperavam um retorno mais incisivo sobre a situação.