Parece piada, mas é verdade: um grupo de oito castores economizou mais de 30 milhões de coroas tchecas (aproximadamente R$ 7,1 milhões) para o governo da República Tcheca ao construir, em apenas duas noites, uma barragem que estava em planejamento há mais de sete anos.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/castor.jpg)
As informações são do UOL. Os castores erigiram suas barragens exatamente no local onde o governo havia planejado realizar a obra. A administração local desejava construir uma barragem na bacia do rio Moldava e já havia assegurado os recursos financeiros para o projeto. No entanto, os fundos ficaram estagnados por sete anos devido à falta de uma licença para construção na área, que é protegida.
Esses animais levaram apenas dois dias para completar as barragens. O projeto do governo visava restaurar o curso do rio Moldava, que havia sido interrompido há anos devido a obras de uma base militar, atualmente abandonada.
As autoridades celebraram a ação dos castores. “Construíram sem precisar de documentação e de forma gratuita”, afirmou Bohumil Fiser, chefe da Administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy, em entrevista à rádio Prague International.
“Os castores sempre sabem mais”, comentou um ambientalista. “Os locais onde constroem suas barragens são sempre escolhidos da maneira correta – melhor do que quando projetamos no papel”, declarou Jaroslav Obermajer, chefe da Agência Tcheca de Proteção da Natureza e da Paisagem. Embora as construções dos castores ocasionalmente causem transtornos aos humanos, como ocorreu na região de Orlickoustec, onde um grupo causou inundação de campos e uma linha de trem, esses animais constroem barragens para viver em segurança, criando áreas inundadas que protegem suas tocas contra predadores.
com informações do UOL