O Curso de Direitos Humanos realizado na Unidade além de formar policiais militares promotores dos Direitos Humanos, também atende servidores de outras instituições integrantes dos órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social.
Além da placa de reconhecimento, entregue pelo Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Dr. Maurício de Oliveira Campos Júnior, o 25º Batalhão recebeu, como incentivo, um notebook, um projetor multimídia, uma máquina digital, um pendrive e alguns livros relacionados aos Direitos Humanos.
Participaram do evento de premiação policias militares e civis, integrantes do Corpo de Bombeiro Militar, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais, integrantes de Conseps, ONGs, além de convidados de outros países como Itália, Espanha, Portugal e Chile.
Projetos – O Projeto Bom na Escola, Bom de Bola oferece opções de esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes a partir do incentivo aos estudos, bom comportamento e aprendizado dos seus direitos e deveres como cidadãos, além do respeito mútuo a colegas e professores. Também enfatiza a importância do rendimento escolar satisfatório e o trabalho em equipe através da convivência saudável entre os colegas e amigos; não apenas na integração entre esses jovens, mas também com seus familiares e a comunidade em que estão inseridos.
O Projeto Jovem Cidadão é um conjunto de atividades sistêmicas e integradas desenvolvidas no ambiente escolar visando a conscientização do Jovem na construção de uma sociedade mais participativa e comprometida. O projeto é desenvolvido em nove escolas da Subárea da 62ª Cia PM, priorizando locais com problemas escolares, locais de risco/vulnerabilidade social e violência. Atende atualmente aproximadamente 3000 alunos do ensino Fundamental e Médio.