Uma operação envolvendo o Ministério Público estadual, a Polícia Civil e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), resultou no resgate, nesta terça (13), em São Paulo, da imagem de Nossa Senhora do Rosário pertencente à Capela de Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Quinta do Sumidouro, em Pedro Leopoldo.
A peça do século 18 foi furtada em 1º de dezembro de 1981 do templo católico e estava em poder do engenheiro civil paulista Renato de Almeida Whitaker, de 71 anos, considerado um dos maiores colecionadores de arte sacra do país.
De acordo com a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MG), Whitaker não ofereceu resistência e pediu a um funcionário que estava no apartamento, na Região dos Jardins, para entregar a escultura barroca de madeira, em policromia, com 89 centímetros de altura. Minas ainda tem 694 peças desaparecidas. Desde 2003 foram recuperadas mais de 300. A comunidade de Pedro Leopoldo receberá a imagem resgatada de volta.
Da Redação, com informações de Estado de Minas