Policiais Federais no posto de Sete Lagoas apreenderam nessa terça-feira, 5, um pássaro conhecido como Corrupião ou Sofrê. O animal foi encontrado em cativeiro (gaiola) que estava embaixo de cobertores no baú de um caminhão. A ave da espécie Icterus Jamacaii seria transportado para São Paulo, segundo V.M, de 74 anos, a pedido de uma pessoa conhecida. Por se destacar na fauna silvestre o transporte da ave em gaiola constitui crime ambiental de acordo com a lei Lei 9.605/98.
O caminhão VW/7.110S, placa CPH-0874, São Paulo/SP, saiu de São João do Paraíso (MG) com destino a capital paulista quando foi interceptado no posto policial. O animal destaca-se na fauna silvestre por ser um grande cantador, inclusive por imitar o canto de outros pássaros e reproduzir partes de músicas, como, por exemplo, o Hino Nacional Brasileiro.
O veículo era conduzido por E. M. de 49 anos. O animal foi encaminhado a um veterinário que emitiu o laudo de reconhecimento. O detido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.
Com informações de Ascom PRF