Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas participaram de uma bênção especial na Catedral de Santo Antônio, realizada nesta quinta-feira (10), data que marca o dia da corporação na cidade. Outras atividades foram realizadas com os guardas.
A bênção foi realizada pelo Padre Glauco; mais tarde, o historiador Dalton Andrade realizou uma palestra contando um pouco da história da Catedral de Santo Antônio, dos seus párocos e da cidade. Por fim, um café da manhã encerrou a comemoração.
A programação foi coordenada por Maria Lourdes Pinto, diretora do receptivo Lourdinha Turismo e uma das principais admiradoras do trabalho da GCM na cidade. Ela destacou a importância da comemoração como reconhecimento do empenho dos agentes no dia a dia. “Foi uma oportunidade de agradecer pelo excelente atendimento da Guarda Municipal com a população e também com os turistas. Um trabalho prestado com competência, dedicação e profissionalismo”, disse.
A GCM foi criada por meio da Lei Complementar nº 66, de 28 de dezembro de 2001. Desde então, foram realizados três concursos públicos com as turmas sendo empossadas em 2003, 2008 e 2014, respectivamente. São 83 agentes que trabalham em patrulhamentos, operações, campanhas e atendendo chamados. Uma nova sede foi entregue, além de frota reforçada e treinamento. Desde 5 de novembro de 2021 a Guarda tem certificação para atuação com arma de fogo.
As atribuições da Guarda Municipal vão além de segurança do patrimônio público, histórico e cultural. No dia a dia, as patrulhas estão nas escolas, nas ruas e também cumprindo um importante papel nas áreas turísticas.
com Prefeitura de Sete Lagoas