Em uma iniciativa inédita para combater os crescentes casos de golpes virtuais em Minas Gerais, a Polícia Militar (PMMG) lançou na quinta-feira (17/10) a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. A ação, que conta com o apoio do influencer Tião Bruto, tem como objetivo principal alertar a população, principalmente os idosos, sobre os diversos tipos de fraudes que circulam pela internet.
A campanha, que utilizará um mix de comunicação abrangente, incluindo spots de rádio, outdoors, cartazes e vídeos para as redes sociais, será distribuída por todo o estado. A ideia é levar informações claras e objetivas sobre como se proteger de golpes como pix errado, promoções falsas e boletos adulterados.
Além da comunicação massiva, a PMMG também intensificará as ações de inteligência para identificar e prender os criminosos envolvidos nesses delitos. A polícia criou um novo procedimento para agilizar o registro de ocorrências e facilitar a investigação desses casos.
O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PM, destacou a importância da campanha para a prevenção da criminalidade em Minas Gerais. “Essa é a maior campanha virtual que já realizamos e queremos alcançar todas as pessoas de forma leve e eficaz”, afirmou.
Tião Bruto, emocionado em participar da iniciativa, fez um apelo à população: “O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar”.
De acordo com o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial, os golpes virtuais são um problema global que afeta pessoas de todas as idades. “A campanha é um esforço para unirmos forças e protegermos a todos”, disse.
Para ajudar a PMMG nessa luta, a população pode:
- Compartilhar as peças publicitárias da campanha nas redes sociais.
- Registrar ocorrências de golpes em qualquer delegacia de polícia.
- Desconfiar de mensagens e ligações suspeitas.
- Procurar informações oficiais sobre promoções e ofertas.
Com informações PMMG