A apresentadora Ana Paula Minerato foi desligada da Band nesta segunda-feira, 25, após áudios vazados revelarem falas racistas dirigidas à cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca. Em comunicado oficial, a emissora afirmou repudiar com veemência qualquer forma de discriminação e destacou que as declarações da apresentadora não condizem com os valores da empresa. Minerato apresentava um programa na rádio Band FM.
Nota oficial da Band
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.”
Além de sua demissão, Minerato foi afastada de sua posição de Musa da escola de samba Gaviões da Fiel. Em comunicado, a agremiação justificou o desligamento com base em “condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista”. A decisão ocorre em um momento significativo, já que o enredo da escola para o Carnaval de 2025 é voltado à celebração da cultura africana.
A reação da família
Tati Minerato, irmã de Ana Paula, também se manifestou. Embora tenha expressado tristeza pelo ocorrido, ela declarou ser contra qualquer forma de racismo e distanciou-se das ações de sua irmã. “Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa”, escreveu Tati, que não mantém relação próxima com Ana Paula há anos.
Entenda a polêmica
Os áudios vazados mostram Ana Paula fazendo comentários ofensivos em uma conversa com seu ex-namorado, o cantor KT Gomez. Entre as falas atribuídas a ela, estão frases como: “A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de mina do cabelo duro, KT? Você gosta de neguinha?”. O conteúdo gerou indignação nas redes sociais, com muitas pessoas pedindo consequências severas para a apresentadora.
KT Gomez declarou que está ciente do caso e que se pronunciará em breve. Já Ananda utilizou suas redes sociais para responder às ofensas. Em tom firme, a cantora afirmou: “Tu se acha tão bonita assim pra desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você? Um pouco pretensiosa, não se acha, não?”.
A situação segue gerando repercussão pública e críticas severas à postura da ex-panicat, que ainda não comentou oficialmente o caso.
com informações do Estadão