O objetivo é proporcionar aos policiais militares habilitados a ministrar o curso do PROERD nas escolas, conhecimentos teóricos, metodológicos e científicos atualizados do Programa D.A.R.E. e fazer uma discussão sobre todas as lições da sexta série.
O Programa é desenvolvido por policiais uniformizados devidamente treinados para esta atividade, pois ficou comprovado que sua eficiência decorre dentre outros fatores, da identificação espontânea do policial, pelas crianças e adolescentes, como um modelo de atuação. Além de serem voluntários, os instrutores são recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, fazendo do PROERD uma das mais importantes atividades junto às instituições de ensino, muito solicitada nas localidades em que é desenvolvido.
O PROERD é um Programa essencialmente preventivo ao uso de drogas entre crianças e adolescentes, em todos os seus aspectos (físicos/morais) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema. O Programa, através de suas aulas, ensina aos alunos, de forma cativante, descontraída, lúdica e por meio de diversas formas pedagógicas, técnicas voltadas para a resistência às pressões do cotidiano, provenientes da busca de tomar decisões e fazer escolhas semelhantes aos amigos, por pura necessidade de estar em grupo, e auxílio para que adquiram consciência da necessidade de dizerem “não” às drogas.
O PROERD tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educar para resistir ao abuso de drogas), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA, em 1983, por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, sendo aplicado então pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –, em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os Estados norte-americanos. Atualmente o Programa é desenvolvido em 58 (cinqüenta e oito) países e aplicado a cerca 36 (trinta e seis) milhões de crianças e adolescentes.
O Conselho Nacional Antidrogas – CONAD –, considera o PROERD seu parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações primárias de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no âmbito do Sistema Nacional Antidrogas – SISNAD.
Da redação