A Polícia Militar de Meio Ambiente de Sete Lagoas realizou, nesse sábado (8), uma operação de fiscalização ambiental que resultou na apreensão de diversas aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação ocorreu no bairro São Geraldo, após denúncia de que um indivíduo estaria comercializando animais da fauna nativa brasileira sem autorização.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/apreensao-de-aves.jpg)
No local, os policiais apreenderam 33 aves de diferentes espécies, incluindo canários, trinca-ferros e um papagaio-verdadeiro. Além dos animais, também foram encontradas 41 gaiolas e 4 alçapões, utilizados para a captura ilegal das aves.
O responsável pelo imóvel, que não possuía registro junto aos órgãos ambientais competentes, foi autuado por crime ambiental, conforme previsto na legislação vigente. Ele recebeu um Auto de Infração no valor de R$ 76.217,18 e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado.
As aves que estavam em boas condições de saúde foram devolvidas à natureza. Um pássaro ferido e o papagaio-verdadeiro, devido ao alto grau de domesticação, foram encaminhados para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que fará a destinação adequada.