Quatro empresas que beneficiam minério de ferro, as chamadas “peneiras”, localizadas em Sete Lagoas foram alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (2), em uma operação da Polícia Federal e Receita Federal. Veículos de pessoas ligadas à investigação foram apreendidos, inclusive na cidade.

Chamada de “Água Suja”, a operação combate diversos crimes ambientais em atividades causadas pela mineração não autorizada em regiões de Itabirito e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A 2ª Vara Criminal da Subseção Judiciária da capital emitiu 23 mandados de busca e apreensão, que estão sendo executados em dez municípios, inclusive em Sete Lagoas. Na cidade, as “peneiras” tiveram as atividades suspensas.
Segundo a Polícia Federal, os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como extração mineral ilegal, danos a unidades de conservação ambiental e lavagem de capitais, através de uma organização criminosa que utiliza “olheiros” e pessoas armadas para apoiar suas atividades ilícitas na região.
Para o SeteLagoas.com.br, a Polícia Federal informou que a investigação está sob sigilo judicial.