O vice-prefeito Dr. Ronaldo João, representando o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira, abriu nesta segunda-feira,17, no auditório do 25º Batalhão da Polícia Militar, o Curso de Capacitação de Agentes que integrarão a base comunitária móvel do Programa “Crack, é possível vencer”.
O Curso, com participação de 30 policiais militares, cinco policiais civis e três do Corpo de Bombeiros e 12 guardas municipais. Os módulos que vão até março contam com a coordenação do capitão Batista, major Marcelo e tenente Ivair, da Polícia Militar.
De acordo com o superintendente municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (SUMAD), Wagner Alves Martins, que proferiu a Aula Inaugural, a SUMAD é a responsável pelo comitê gestor, sendo que o curso tem como objetivo a capacitação do agente para atuar na comunidade em áreas que englobam as questões de Assistência Social, Saúde e Segurança.
Wagner Martins lembra que o crack, tendo chegado ao Brasil no final da década de 80 e início dos anos 90, vem disseminando-se na maioria dos centros urbanos.
“O Programa foi lançado pelo Governo Federal e é realizado a partir de cursos de capacitação, com a finalidade de prevenir contra o uso do crack. Em Minas Gerais, 13 municípios estão realizando o Programa, entre os quais, Sete Lagoas”, informa Wagner.
O superintendente explica que dentro do Programa, o eixo “Autoridade” tem como objetivo a redução da oferta de drogas ilícitas no Brasil, tanto no âmbito nacional, como local. Wagner ainda completa, que os participantes do Curso de Capacitação terão a oportunidade de visitar unidades de Saúde.
A capitã Danúbia Lopes, da Polícia Militar, desejou as boas vindas aos participantes do Curso e ressaltou que trata-se de uma importante realização do município de Sete Lagoas.
Participante do Curso, o sargento Renato Martins avalia como valioso esse momento de preparação. Ele enfatizou a importância da preocupação com o dependente, mas defende uma ação do comitê gestor voltada para o foco principal do problema.
Segundo Wagner Martins, a aproximação da Polícia junto ao usuário é importante, fazendo assim, com que o mesmo sinta-se cuidado. “Esse trabalho está sendo iniciado e é a ponte chave de início para um grande trabalho”, ressalta o superintendente.
Com informações ASCOM Prefeitura.