A operação “Alferes Tirantes”, realizada por 24 horas nos 853 cidades de Minas Gerais pela Polícia Militar (PM), terminou com 576 pessoas detidas. O resultado da ação foi divulgado no fim da manhã desta sexta-feira (1º) pela assessoria de imprensa da corporação.
De acordo com chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, major Gilmar Luciano dos Santos, dos detidos, 477 são maiores de idade, e 99 menores. Foram cumpridos 462 mandados de busca e apreensão desde as primeiras horas dessa quinta-feira (30).
Ainda conforme o militar, houve aumento no número de armas apreendidas se comparado a operação “Evidências”, que aconteceu em março deste ano. Na ocasião, 190 armas foram localizadas. “Na operação Alferes Tiradentes conseguimos retirar de circulação 223 armas de fogo. Outro ponto a ser destacado foi a quantidade de drogas apreendidas”, disse o major.
Segundo o balanço, foram mais de 14 kg de maconha, 6 kg de cocaína e 4 kg de crack apreendidos. Na ação, foram recolhidos mais de R$ 213 mil em dinheiro Ao todo, 35 mil policiais militares participaram da Alferes Tiradentes com três mil viaturas.
Nova operação
Já na manhã desta sexta-feira (1º), a Polícia Militar inciou a operação de feriado “Minas em Segurança”, que vai até este domingo (3). “Ela será voltada para as rodovias estaduais, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária”, explicou o policial.
Durante a ação, serão verificados o uso de equipamentos obrigatórios em veículos e documentação, além do combate ao tráfico de armas e drogas.
Da redação com OTempo