O dia 25 de agosto é a data em que se comemora o dia do Soldado. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias.
O Militar nasceu em 25 agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, do mesmo estado. Duque de Caxias é o patrono do Exército Brasileiro, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos, fazendo grandes conquistas.
Lembrando esta grande figura da história do país, o site SeteLagoas.com.br presta homenagem aos bravos guerreiros do Exército Brasileiro – 4º GAAAe (Grupo de Artilharia Antiaérea) Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Sete Lagoas. Homens e mulheres, empenhados em fazer dessa cidade um lugar mais seguro e melhor para se viver.
Kende Evandro Suzuki Junior, ingressou ao Exército em março de 2014 e se destacou no campo básico; foi segundo colocado no curso de formação de cabo; condecorado com a medalha Mallet (melhor cabo apontador atirador); segundo colocado na disputa de praça mais distinta; e primeiro colocado no curso de formação de Sargento temporário.
“A nossa missão principal é transformar jovens civis em combatentes preparados para a guerra. Alinhados com essa missão, durante o treinamento militar, buscamos a máxima imitação do combate. Ser soldado não é vestir uma farda. Muitos são os que as vestem e não são soldados. Ser soldado é a renovação diária da vontade de vencer e fazer melhor. É um estado de espírito”, diz Suzuki.
SD Romulo da Silva Lima, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no ano de 2008, no 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Diamantina. Hoje, no 25°BPM atua como Promotor de Polícia Comunitária, Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), acadêmico do direito, exercendo atualmente a função de Auxiliar de Justiça e Disciplina na Seção de Recursos Humanos.
“Escolhi ser Policial Militar por ser uma função nobre, ou seja, honrada, de grande importância, digna, ilustre, zelador da segurança pública, Encarregado de Aplicação da Lei e garantidor dos Direitos Humanos. Nesta data, a pátria rende a mais justa homenagem àqueles que, ontem e hoje, se entregam ao sacerdócio da farda e à defesa da nação. Por isso mesmo, já se disse, certa vez, que o militar é, antes de tudo, a pátria canalizada na figura de um só indivíduo”, diz Romulo.
SD Paulo Henrique da Rocha Rodrigues ingressou à Corporação no mês de Fevereiro de 2014 e atua na Ala Operacional na função de motorista e combatente.
“Quando se salva uma vida não tem preço. Ser bombeiro é mais do que ter uma profissão, é ser sacerdote da vida. São homens e mulheres que arriscam sua vida pelo bem do próximo. Para ser bombeiro, tem que gostar de química, entender um pouco de física, gostar de caminhões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar de gente. A nossa recompensa vem pelo sorriso de uma pessoa aliviada de sua aflição, de quem acaba de ser salvo de um acidente ou de um desastre. Recebendo o mais significativo, ‘obrigado’ daquele que foi resgatado do meio da morte, para retornar à vida”, diz Paulo.
A vocês bravos soldados, é que dedicamos todo nosso respeito e admiração. São os agradecimentos do site SeteLagoas.com.br.
Por Maíra Almeida