Um homem foi preso durante policiamento na BR-040, na tarde dessa terça-feira, (22), portando uma arma de fabricação rara e antiga de aproximadamente 115 anos.
Durante fiscalização no km 470, o Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu Hiago M. A. S. de 23 anos por porte ilegal de arma de fogo, em Sete Lagoas.
Ele conduzia um MB/Sprinter tipo baú e seguia de São Paulo (SP) para Porteirinha (MG). De acordo com a PRF, Hiago demonstrou nervosismo durante o procedimento, o que motivou uma busca no interior do veículo, momento em que foi localizada uma pistola Browning FN (Fabrique Nationale) modelo M1900, calibre 7,65 mm de origem belga, carregada com sete munições intactas.
A arma chamou atenção pela aparência antiga. Sua numeração estava preservada, mas não foi possível pesquisar com exatidão sua origem e idade. Porém, sabe-se que seu modelo foi criado e patenteado em 1899 pelo americano John M. Browning (1855-1926). Uma das características marcantes dessa arma era a sua mola recuperadora, alinhada sobre o cano e paralela ao mesmo, uma solução inédita e que passou a ser um padrão na maioria das armas desenvolvidas desde então.
Hiago não forneceu detalhes de como a adquiriu, apenas disse que foi através de um conhecido em sua cidade natal, Porteirinha, pelo valor de R$ 1.200. Por ter sido pego em flagrante ele foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.
Da redação com PRF