Na madrugada desta segunda-feira (5), a Polícia Militar recebeu uma denúncia de um morador de Cachoeira da Prata, de que a Casa Lotérica da cidade havia sido arrombada; logo em seguida, um morador que reside próximo ao local, também ligou informando que haviam adentrado dois indivíduos de moletom cinza e calça jeans no interior da lotérica, enquanto o terceiro, também de moletom cor escura, fazia a segurança na esquina com uma arma de fogo.
Minutos depois, os indivíduos saíram do interior da lotérica carregando um cofre e fugiram no veículo Fiat/Pálio Weekend de cor escura, evadindo em direção a saída da cidade, rumo à Sete Lagoas.
A Polícia Militar fez o bloqueio da via, ao deparar com o veículo e os autores na MG 238 próximo ao entroncamento com a BR 040. Os suspeitos, percebendo a presença dos militares, desobedeceram a ordem de parada, direcionando o veículo para os polícias que estavam na via, na tentativa de atropelá-los. Em seguida, de dentro do veículo, o suspeito que estava no banco do passageiro de trás no lado direito, efetuou alguns disparos de arma de fogo contra os policiais, sendo revidado a injusta agressão.
Em seguida, iniciou uma perseguição pela BR 040 sentido Ribeirão das Neves, e no trajeto os autores jogaram fora o cofre da lotérica, ferramentas, cilindros de oxigênio e vários envelopes com cheques. Tais envelopes não foram encontrados. Ainda pela BR 040 os autores evadiam em alta velocidade colocando em risco a vida dos demais usuários da via.
Na altura do KM 507, próximo ao Bairro Veneza da cidade de Ribeirão das Neves, o condutor do veículo perdeu o controle direcional, após ter os pneus estourados, chocando contra o guard rail da BR 040. Novamente, o suspeito armado desceu do veículo efetuou mais disparos contra a PM e evadiu a pé, adentrando no matagal e mesmo com o cerco, tal indivíduo não foi localizado.
O autor M.F.S de 37 anos, tentou fugir correndo pela pista, contudo foi capturado e preso. Foi encontrado na roupa do outro suspeito, E.V.P. de 27 anos, uma grande quantia em dinheiro e com a suspeita R.C.X de 23 anos, foi encontrado outra quantia. Com o acidente, o autor E.V.P. se feriu no rosto e no tórax, sendo levado ao Hospital Municipal de Sete Lagoas onde foi medicado e liberado. Houve cinco perfurações por disparos de arma de fogo no veículo dos autores e nenhum deles foi alvejado.
Foi recuperado a quantia de R$ 15.885,36 em dinheiro e todos os cheques furtados, apreendido diversas ferramentas utilizadas para o arrombamento do estabelecimento, uma submetralhadora calibre 380 artesanal e o veículo utilizado, sendo ele um Fiat/Pálio Wekeend de placa KKP-4333 que foi removido ao Pátio do Socorro Silva.
Havia mais uma pessoa com os suspeitos, que é morador de Sete Lagoas, que deu suporte a ação dos criminosos – este ainda não foi encontrado. Os presos, todos eles moradores do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, foram encaminhados para a delegacia – um dos presos tem uma extensa ficha criminal por roubo.
Filipe Felizardo e Barbara Aichinger