Durante entrevista coletiva na manhã de sexta-feira, o comandante do 25º Batalhão da Policia Militar (PM) em Sete Lagoas, Tenente Coronel Jovino César Cardoso, divulgou que a frota local será terceirizada a partir de janeiro de 2009. Desta forma, o batalhão vai receber 20 novas viaturas de empresa a ser definida após processo licitatório e, de três em três anos, terá a frota renovada. Para o comandante, a medida será um divisor de águas para a segurança pública no município. Na oportunidade, ele afirmou que também no início do próximo ano começa a instalação das 27 câmeras do “Projeto Olho Vivo” que será implantando na cidade.
Atualmente a cidade conta 42 viaturas básicas, além de blazers, motocicletas e bicicletas. Com a terceirização da frota, o batalhão ganha em agilidade na reposição de viaturas que estragam em serviço. “Quando um veículo quebra, quando não é inutilizado, fica aguardando recursos do Estado para que a manutenção seja feita. Às vezes fica parado por tempo indeterminado”, conta Jovino Cardoso. Com a terceirização, tão logo constatado qualquer dano a uma viatura, a mesma é automaticamente substituída por outra pela empresa que ganhar a licitação. “São 20 novas viaturas que vão patrulhar cidade 24 horas diárias”, completa.
A licitação para aquisição de novos veículos já foi iniciada. O sistema de terceirização da frota já existe nas cidades de Belo Horizonte, montes Claros, Uberlândia e Juiz de Fora. Desta forma, a cidade não ficará dependendo exclusivamente de veículos que hoje tem mais de 5 anos de utilização. O quartel conta com oficina mecânica própria, porém depende de recursos do Estado para a compra de peças e outros. “Serão menos viaturas velhas e avariadas nas ruas de Sete Lagoas”, considera o comandante Jovino Cardoso. Além disso, outras cinco novas blazer chegarão nos próximos dias para reforçar o efetivo local.
Da redação – Sete Dias
Celso Martinelli