Um jovem, de 28 anos, que preferiu não ser identificado, denuncia ter sido vítima de racismo em loja de material de construção. O caso aconteceu nesta terça-feira (16), quando a vítima foi a loja Leroy Merlin, localizada no Complexo Power Center, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o relato da vítima, neste momento, uma funcionária foi até ele e pediu para verificar todos os produtos que estavam nas sacolas.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ao terminar de escolher os produtos, o homem se direcionou ao caixa, mas foi orientado, por uma atendente, a seguir para o autoatendimento. Ele estava acompanhado de dois amigos brancos, que voltaram para o interior da loja para buscar mais produtos.
“Após a tal conferência, a vendedora levou a sacola com os meus produtos e os deixou jogados no caixa do autoatendimento. Não entendi nada. Nos outros caixas, dois clientes passaram as compras sem problemas, guardaram e foram embora “, disse.
Ele ainda questionou a funcionária sobre a razão de ser abordado daquela maneira, sendo que outros clientes brancos estavam passando as compras normalmente. Segundo a vítima, ela o ignorou dizendo que aquele era um procedimento padrão da loja.
Diante da situação, o jovem solicitou a presença da gerência no local, relatou o ocorrido e foi orientado a acionar a auditoria da Leroy Merlin.
“Quando a ficha caiu, foi muito complicado. As pessoas me olhavam como se eu tivesse feito algo errado. Fiquei nervoso, tremendo e só consegui argumentar melhor quando meus amigos chegaram. No momento que acontece a gente não acredita.” relatou.
Em nota, a Leroy Merlin informou que a empresa está ciente do ocorrido e está apurando os fatos para tomar as medidas cabíveis.
O comunicado ainda afirma que reforça “o compromisso com o respeito a todos os clientes em suas lojas” e que está “à disposição para colaborar com as autoridades”.
Com g1