No sábado, dia 10/02, a 5ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente (5° PEL MAMB) conduziu a Operação Carnaval 2024 em Fortuna de Minas, município situado em Minas Gerais. O propósito principal era fazer o patrulhamento tanto fluvial quanto terrestre no Rio Paraopeba para coibir atividades criminosas contra o meio ambiente, especialmente a pesca ilegal durante o período de Piracema.
A equipe encarregada da missão, composta por policiais militares especializados em preservação ambiental, navegou aproximadamente 30km do rio mantendo vigilância constante sobre quaisquer atividades suspeitas. Durante a operação foram abordados três pescadores amadores.
Para surpresa dos policiais, os pescadores usavam equipamentos de pesca proibidos para sua categoria e para o período de defeso da Piracema. Eles portavam redes de emalhar, tarrafa e chuveirinho. Além disso, durante revista pessoal, um pequeno tablete de substância com características similares à maconha foi encontrado na bolsa de um dos abordados.
Os pescadores foram autuados por crime ambiental, de acordo com o artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/1998. Como resultado da operação, foi obtido:
- 01 pessoa presa, com a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO);
- 02 Autos de Infração Ambiental, totalizando o valor de 9895,00 UFEMGS (equivalente a R$52.242,63);
- Apreensão de 08 redes de emalhar, totalizando 135 metros lineares e 227,5 m² de rede;
- Apreensão de 01 tarrafa de fio de nylon;
- Apreensão de 20 chuveirinhos;
- Apreensão de 06 molinetes com caniço;
- Recolhimento de 25 pindas;
- Fiscalização de 03 veículos.
Da Redação com Por Dentro de Tudo