Dados fornecidos pelos candidatos, quando do pedido registro de candidatura para as eleições de 2012, e informações existentes no banco de dados da Justiça Eleitoral indicam que dos 347 candidatos a prefeito em Minas que pleiteavam uma vaga para a reeleição, 171 obtiveram êxito.
O levantamento não contempla as alterações ocorridas nestes últimos anos no exercício dos mandatos nas prefeituras (por exemplo: falecimentos, renúncias e cassações pela câmara municipal), porque esses dados não são informados à Justiça Eleitoral.
As eleições para o cargo de prefeito foram disputadas por 2.217 candidatos. Outros 114 não puderam concorrer por se encontrarem “inaptos” (por exemplo: indeferimento do registro, renúncia, falecimento, etc.).
No tocante aos candidatos ao cargo de vereador, dados do TRE indicam que dos 5.695 candidatos à reeleição, 3.054 conseguiram se reeleger. As informações não contemplam alterações nas composições das câmaras, que não são comunicadas à Justiça Eleitoral.
No Estado de Minas Gerais foram eleitos 8.440 vereadores. Disputaram a eleição para o cargo 66.455 candidatos. Além destes, 3.768 candidatos foram considerados inaptos para a disputa. Mais detalhes sobre as candidaturas solicitadas estão no sistema de estatística de candidaturas do TSE.
Da redação com informações do TRE