A cidade dos lagos encantados paradoxalmente tem como principal problema a gestão de águas. Esse é, sem dúvida, um dos maiores desafios que o prefeito Marcio Reinaldo vai encontrar. E para tentar resolver o problema, o agora ex-deputado, promete colocar em prática um projeto de tratamento de esgoto na cidade já neste primeiro ano de governo e também implementar com agilidade um programa de captação e tratamento de água do Rio das Velhas para modificar o quadro.
O Fundador do Projeto Manuelzão, projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que defende a revitalização do Rio das Velhas, Apolo Heringer Lisboa, cobra urgência na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade, e que a captação só possa começar depois disso. Segundo Apolo Sete Lagoas é uma das cidades que mais poluem o Rio das Velhas. Para ele o problema se tornou uma questão estadual, não só do município. Apolo defende que antes de fazer a captação é preciso construir a estação de tratamento, porque muitas cidades da Bacia do Rio das Velhas sofrem por isso.
Nesse sentido Marcio Reinaldo afirma que um projeto para a captação de água para a cidade já foi aprovado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas ainda sem data prevista para ser iniciado.
Outra prioridade da gestão é a conclusão do hospital regional, que deve aumentar a capacidade de atendimento do município em 260 leitos. Outras promessas do novo prefeito são as obras de saneamento para retirada do esgoto a céu aberto. O valor ainda não foi estipulado e o prazo de início é ainda em 2013.
Mais uma promessa é a obra de captação e tratamento de água do Rio das Velhas. O valor do projeto ultrapassa os R$ 70 milhões e o prazo definido pelo prefeito é no decorrer do mandato. O prefeito prometeu também, ainda para 2013, a informatização dos sistemas da prefeitura para agilizar os processos e o atendimento ao cidadão. O valor a ser investido não foi computado.
Com informações de EM