Já está funcionando um novo dispositivo para que os vereadores não falem demais e se expressem dentro do prazo de três minutos estipulado pela Casa. Um cronômetro com alarme sonoro em contagem regressiva, a partir de três minutos, foi instalado nos fundos do plenário, de frente para os parlamentares. O equipamento é disparado toda vez que algum vereador começa seu pronunciamento na tribuna do povo. Quando o tempo termina o equipamento apita algumas vezes para que o vereador termine a fala.
A medida é para que os parlamentares não se estendam muito já que se todos pedirem a palavra serão 17 para apresentar suas ideias, o que deixaria a reunião morosa e desinteressante. O presidente da Câmara, Márcio Paulino, Lulu, toda vez que chama um colega para assumir a tribuna chama atenção para que o parlamentar fique atento ao tempo. “Favor respeitar o tempo limite já que estamos trabalhando, nesta legislatura, com 17 vereadores”, comunica.
O músico Flávio do Carmo assiste toda semana as reuniões na Câmara. Para ele a medida foi acertada, mas com ressalvas. “Tem vereador que fala demais e se deixar vai o dia inteiro. Tem que disciplinar para a reunião andar. Antes eram seis minutos, era muito tempo. Agora são três, acho pouco, o ideal deveria ser quatro minutos”, opina.
por Marcelo Paiva