Uma verdadeira maratona da cidadania. Assim pode ser definido o Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura de Sete Lagoas, que só essa semana realizou a entrega de mais de 200 escrituras de imóveis a seus proprietários. Na noite de terça-feira, 25 de junho, foi em Fazenda Velha, por intermédio do vereador Caio Valace. Na quarta, para os moradores do Condomínio Vila Toscana, através do vereador Eraldo da Saúde. E na quinta, aos moradores do bairro Esperança, com o apoio da superintendente da Sumad, Superintendência Municipal Antidrogas, Gislene Inocêncio. O prefeito Duílio de Castro fez questão de entregar os certificados em mãos.
Quem já era dono de fato e agora é dono de direito, sabe a importância da regularização e agradece. “Só que nós começamos a mexer com esses documentos tem 38 anos. Todo ano de eleição vinha um vereador e um prefeito dizendo que iria legalizar. Passava a eleição, todo mundo ia embora. Aí nos reunimos e procuramos o vereador Caio Valace e o prefeito Duílio no ano passado. Graças a Deus hoje está sendo um sonho realizado. Ninguém tinha registro do imóvel e hoje estamos todos com o documento em mãos”, agradeceu o morador Guilherme Correa Belino.
Para os agentes públicos, não há satisfação maior do que fazer justiça social. “Agora as pessoas têm seu registro de escritura, podem acessar o Construcard da Caixa tanto para construção quanto para reforma de suas casas. Isso significa um avanço na cidadania dessas pessoas, reforçando o que manda o artigo 6º da Constituição Federal. Prometemos e agora fazemos essas entregas”, lembrou o vereador Caio Valace, em Fazenda Velha.
De acordo com Gislene Inocêncio, as escrituras dão mais dignidade aos proprietários. “É uma garantia de herança para filhos e netos, maior facilidade na busca de crédito junto aos bancos, etc. Agradecemos muito ao prefeito Duílio de Castro por conquistarmos esse objetivo”, acrescentou. “Quem é dono é quem tem escritura. Já ultrapassamos quatro mil escrituras entregues. Isso é histórico em Sete Lagoas. Mas vamos continuar avançando. Nossa meta é chegar ao final do mandato com mais de sete mil documentos legalizados. Continuaremos avançando e realizando sonhos”, anunciou o prefeito Duílio de Castro. Na próxima semana, será a vez de a regularização fundiária chegar aos bairros Cidade de Deus, São João, Santa Felicidade, Jardim dos Pequis e Lagoa Nova transformando mais sonhos em realidade.