O Parlamento Jovem de Sete Lagoas realizará uma visita à Brasília, proporcionando aos 17 jovens vereadores da Legislatura 2023/2024, uma oportunidade de conhecer de perto o funcionamento das Casas Legislativas federais e do Judiciário. Essa iniciativa faz parte de um processo contínuo de engajamento e pertencimento ao exercício democrático, fortalecendo a compreensão dos processos legislativos.
O presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas (CMSL), vereador Caio Valace, explica como foi possível levar o Parlamento Jovem a Brasília. “A viagem foi viabilizada por meio de um convênio celebrado entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), permitindo a realização de uma eleição parametrizada e a organização da viagem. Anteriormente, os vereadores jovens já tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, agora, expandem essa experiência ao nível federal”, conta.
Os Parlamentares Jovens da gestão 2023/2024 serão os participantes desta visita. Os novos parlamentares eleitos por urnas eletrônicas terão a mesma oportunidade na próxima legislatura, em 2025. A viagem está programada para os dias 3 a 5 de julho de 2024.
De acordo com Leonardo Lobato, Gerente da Escola do Legislativo e Presidente da Comissão de organização e acompanhamento do Parlamento Jovem, durante a estadia em Brasília, os Vereadores Jovens visitarão a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. “O principal objetivo é proporcionar uma compreensão prática e aprofundada das funções e operações das principais instituições legislativas do país”, explica.
O Parlamento Jovem, criado em 2018 pela Câmara Municipal de Sete Lagoas, tem como objetivo aproximar os jovens do processo político, oferecendo uma experiência democrática significativa. A introdução da eleição parametrizada e o uso de urnas eletrônicas em 2024 consolidaram ainda mais esse processo, envolvendo 17 escolas inscritas no programa.
Logística da viagem e cuidados com os jovens
A partida de Sete Lagoas está marcada para o dia 3 de julho às 20h, com chegada prevista em Brasília na manhã do dia 4 de julho. O roteiro inclui visitas à Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF e Palácio do Planalto. O retorno está programado para o dia 5 de julho às 21h, com chegada em Sete Lagoas na manhã do dia 6 de julho.
Medidas de segurança e cuidados especiais serão adotados para garantir o bem-estar dos jovens durante toda a viagem. “Essa iniciativa da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal de Sete Lagoas é um passo significativo no fortalecimento da educação política e do engajamento cívico entre os jovens, preparando-os para uma participação ativa na vida pública”, finaliza o presidente da Câmara, vereador Caio Valace.
Da Redação com Ascom CMSL