Principal alvo de memes por sua determinação em aumentar impostos no governo, o ministro Fernando Haddad enfrentará mais críticas no ambiente digital. AliExpress e Shopee, duas das maiores plataformas de comércio eletrônico asiáticas que operam no Brasil, decidiram antecipar a cobrança da chamada “taxa das blusinhas” para este sábado.
Esse imposto de 20% sobre importações de até US$ 50 estava inicialmente previsto para ser cobrado a partir de 1º de agosto, conforme estabelecido pelo Ministério da Fazenda, mas as duas empresas optaram por adiantar a implementação.
A AliExpress justificou a antecipação devido ao tempo necessário para ajustar as declarações de importação, enquanto a Shopee informou que os pedidos feitos no dia 27 terão a Declaração de Importação de Remessas emitida a partir de 1º de agosto. Já a Shein manterá a data estabelecida pelo Ministério da Fazenda para a nova taxa.
O imposto de 20% será somado ao ICMS de 17%, que já é cobrado pelos estados desde agosto do ano passado. Compras acima de US$ 50 continuarão sujeitas a uma taxa de 60% de Imposto de Importação.
com EM