A política de Sete Lagoas espera pela segunda-feira (5): este é o último dia para realizar as convenções partidárias. Faltando menos de 48h para a definição total, sete partidos fizeram hoje suas reuniões para decidir quem são seus candidatos à eleição municipal. No grupo político de Duílio de Castro, atual prefeito municipal, muitas articulações mas nenhuma certeza acerca de quem os partidos fecharão para a eleição majoritária.
Republicanos, a federação Rede Sustentabilidade – PSOL, PSB e PMN fizeram a sua convenção conjunta no Ginásio Coberto, na manhã deste sábado (3). A reportagem, ao chegar no local, encontrou com Douglas Melo, candidato a prefeito pelo PSD, juntamente com apoiadores. O deputado estadual foi o escolhido para representar o grupo político – enquanto a metros dali, um público gigante estava o aguardando para a sua convenção, na Rua Dr. Avelar.
Não havia um clima festivo: os candidatos e figurões da política setelagoana articulavam. Uma delas era o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Edmundo Diniz. O seu partido, o MDB, vive em volta a um turbilhão para decidir quem está no controle da comissão provisória municipal. Apontado como um possível candidato a vice-prefeito da chapa de Júnior Sousa (PRD), ele foi categórico: a legenda que decide quem apoiar.
A convenção do MDB que iria acontecer no Ginásio Coberto foi realizada na Rua Dr. Avelar, no mesmo lugar onde aconteceu a reunião de Douglas Melo. Lá, um representante do partido anunciou o apoio ao deputado estadual.
Apoios fechados?
Apesar do anúncio oficial, alguns presentes ainda não davam como certo o apoio a Douglas Melo. A movimentação dos bastidores, como a polêmica envolvendo o MDB municipal, ainda criam o clima de incertezas. Um assessor ouvido pela reportagem garante: muita gente pulará para o lado do outro candidato, Júnior Sousa (PRD).
Como noticiado pelo SeteLagoas.com.br, Edmundo Diniz poderia ser o vice de Júnior: as negociações ainda continuam, porque o Avante, partido da pré-candidata a prefeita Carol Canabrava, também está no páreo para compor – e dada as conjunturas, ela também seria a candidata a vice daquele grupo.
Por isso, muito se fala: apenas após a convenção do PRD que os eleitores de Sete Lagoas saberão quem está com Douglas ou com Júnior Sousa.
Duílio chega no fim
Logo após o fim da convenção dos partidos, o líder do grupo Duílio de Castro aparece. “Tietado” por diversos candidatos a vereador, o prefeito conversou com as diversas figuras ligadas ao seu grupo político. Com habilidade, Duílio é um dos fiéis da balança que irão definir o rumo de seu grupo por inteiro, que ainda não decidiu oficialmente seu apoio.