O Programa Passando a Limpo iniciou nesta sexta (23) a série especial de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Sete Lagoas. Os primeiros convidados, em ordem definida por sorteio juntamente com as quatro chapas concorrentes, foram Junior Sousa, candidato a prefeito e sua candidata a vice Carol Canabrava. O Programa se iniciou com os candidatos apresentando suas biografias e na sequência abordando pontos do seu plano de governo.
Junior Sousa, graduado em Comércio Exterior, tem ampla experiência em logística e controladoria, e já foi Controlador Geral da Câmara e Auditor Líder da ISO 9001, tornando Sete Lagoas a primeira cidade brasileira a obter essa certificação. Ele começou sua trajetória política nas redes sociais e agora busca a prefeitura com propostas voltadas para eficiência e transparência.
Carol Canabrava, formada em publicidade e propaganda e produtora rural, é vereadora conhecida por sua atuação fiscalizadora e criação da comissão permanente da mulher na Câmara. Ela idealizou o projeto “Por Elas” para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica e é embaixadora da campanha “Sinal Vermelho”. Com profundo conhecimento dos desafios locais, ela traz uma perspectiva detalhada sobre os problemas enfrentados pela cidade.
Junior Sousa declarou que reserva um papel de protagonismo e local de fala para Carol Canabrava em sua chapa. Segundo eles, o projeto é de que Sete Lagoas possa contar com “dois prefeitos”.
Ao ser perguntado por que se considera apto ao posto de prefeito, Junior Sousa disse que suas origens ligadas às periferias setelagoanas, lugares onde as necessidades da população mais se evidenciam, o credenciam para tal. “A vida me ensinou a ter preparo”, declarou.
Os candidatos estruturaram um plano de governo que engloba cinco eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento urbano e infraestrutura, segurança e bem estar, desenvolvimento econômico e gestão inteligente, participação popular.
Eles propõem que, mesmo que o plano abarque grande quantidade de serviços, não necessariamente isso sobrecarregará o orçamento municipal. A solução pode vir, segundo eles, através de parcerias com projetos sociais, ONGs e entidades assistencialistas, por exemplo.
Evidenciando a presença feminina na chapa, Carol Canabrava ressaltou que pretendem otimizar os recursos financeiros empregados nas políticas públicas voltadas às mulheres. Outras ações em que pretendem atuar são a ampliação de vagas para crianças em creches e suprir a carência de professores capacitados ao atendimento de crianças com necessidades especiais nas salas de aula.
Na pauta de segurança pública os candidatos destacaram a necessidade de valorização da Guarda Civil Municipal e de criação de um Centro Integrado de Monitoramento de Segurança Pública envolvendo também outros órgãos de segurança. Junior Sousa ressaltou que é preciso também dar mais autonomia e estrutura ao órgão de Defesa Civil.
Para propiciar geração de emprego e renda na cidade, Junior e Carol abordaram o desejo de estabelecer programas de jovens aprendizes em parceria com instituições de ensino e empresas locais, pensando nas gerações que futuramente formarão a classe trabalhadora de Sete Lagoas. Ações voltadas a crianças e adolescentes na área esportiva também estão no radar dos candidatos.
Na próxima sexta-feira 30/08 o Passando a Limpo recebe nos estúdios do SeteLagoas.com.br os candidatos Doutor Jamilton Pereira e Tia Nair. Douglas Melo e Doutor Euro serão entrevistados dia 06 de setembro. Juninho Sinonô e Saulo Calazans serão os convidados do dia 13 de setembro.
Reveja o Passando a Limpo com Junior Sousa e Carol Canabrava na íntegra: