O Programa Passando a Limpo realizou nesta sexta (30) a segunda entrevista da série especial de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Sete Lagoas. Hoje o convidado foi o candidato a prefeito pela Federação Brasil Esperança, (PT, PV e PCdoB) Dr. Jamilton (PT) que tem como candidata a vice Nair Machado (PV).
Jamilton Pereira dos Santos, engenheiro agrônomo com trajetória acadêmica, é natural de Capitólio/MG e reside há mais de cinquenta anos em Sete Lagoas. Jamilton é pesquisador científico aposentado da Embrapa e sua formação inclui PhD pela Purdue University e pós-doutorado pela Lincoln State University.
Nair Machado, também conhecida como Tia Nair, concorre ao cargo de vice-prefeita na chapa com Dr. Jamilton. Ela é natural de Santana de Pirapama e reside em Sete Lagoas desde a infância. Tia Nair trabalhou em diversas funções, incluindo babá, cozinheira e cuidadora de idosos, antes de se tornar cantineira em escolas estaduais. Completou sua educação com cursos no Senai e Senac e atualmente é aposentada pela Secretaria Estadual de Educação. Por conflito de agendas a candidata não pôde comparecer ao programa.
Dr. Jamilton descreve sua ideologia política como moderada de centro-esquerda. Na sua definição ser de esquerda é focar em políticas assistencialistas às pessoas mais necessitadas da sociedade. O candidato contextualiza que em Sete Lagoas milhares de pessoas vivem em situação de pobreza e fome, principalmente quando se parte do centro da cidade para as periferias.
Ele se diz contrário a grandes mudanças em programas e políticas públicas, e sim favorável a aprimorar aquelas que já existentes. Dr. Jamilton afirma que pretende fazer uma gestão participativa inclusive na distribuição do orçamento municipal. Além disso, pretende recriar a Secretaria da Cultura na cidade e apoiar iniciativas esportivas.
Dr. Jamilton coloca seu alinhamento junto ao governo federal como diferencial na obtenção de recursos para a cidade. Ele considera que a direita “ludibriou os eleitores na veiculação da informação verdadeira” sobre a figura do presidente Lula, alegando que não há motivos para rejeição ao chefe do executivo federal.
Os candidatos Douglas Melo e Dr. Euro serão entrevistados dia 06 de setembro no Passando a Limpo. Juninho Sinonô e Saulo Calazans serão os convidados do programa dia 13 de setembro.
Reveja o Passando a Limpo de hoje na íntegra: