O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o nome da deputada estadual mineira Macaé Evaristo como ministra dos Direitos Humanos, no lugar de Sílvio Almeida, demitido na última semana.
O anúncio foi oficializado pelas redes sociais de presidente Lula (PT) nesta tarde. Evaristo aceitou o convite de Lula em visita ao Palácio da Alvorada nesta segunda (9). “Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu o presidente, na postagem.
Ver essa foto no Instagram
Currículo
Mineira de São Gonçalo do Pará, Macaé foi a primeira mulher negra a comandar a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, entre 2005 e 2012, e a Estadual, entre 2015 e 2018. Este último cargo foi no governo Fernando Pimentel (PT). A deputada tem proximidade com a secretária nacional de Finanças e Planejamento do partido, Gleide Andrade, que, por sua vez, é uma das pessoas mais próximas à presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).
Macaé assume no lugar de Sílvio Almeida, acusado de assédio sexual – inclusive, uma das vítimas foi a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco. Sílvio alega inocência.
Com O Tempo