Esta pergunta aparece de vez em quando nas rodas de conversa, na pesquisa do Google, entre outros locais. Porém, a verdade é que não, a cidade não terá segundo turno para as eleições municipais deste ano.
E por quê?
O cálculo é bem simples: de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter uma segunda volta do pleito eleitoral. No estado de Minas Gerais, são oito cidades que atinge essa quantidade: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Ribeirão das Neves.
E quantos eleitores há em Sete Lagoas? Segundo o TSE, são 164.341 votantes.
Mas, atenção! Não confunda a quantidade de eleitores com a somatória de moradores. De acordo com o IBGE, a cidade tem população estimada de 237 mil habitantes.
Locais de votação na cidade
Faltam pouco menos de 20 dias para votar – fique atento para saber onde é seu local de votação. Em Sete Lagoas, a Justiça Eleitoral não comunicou alterações sobre mudanças de pontos:
Quais documentos levar?
No dia 6 de outubro, um domingo, é necessário levar um documento de identificação com foto, além do título eleitoral. Veja quais são:
- carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- passaporte;
- certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital).
Mesmo com prazos de validade vencidos (como a CNH), estas identificações estão aptas. O TSE aponta que as certidões de nascimento, de casamento e a carteira de trabalho digital não servem como forma de identificação.