Em pesquisa realizada pelo Datatempo, instituto pertencente a Sempre Editora, o candidato da chapa “Unidos pelo bem de Sete Lagoas” Douglas Melo (PSD) está na frente pela corrida à prefeitura municipal, tanto nos cenários onde o eleitor disse de forma espontânea quanto estimulado. A enquete foi contratada pela coligação “Sete Lagoas em Primeiro Lugar”, do candidato Júnior Sousa (PRD).
Na pesquisa espontânea, onde o eleitor não têm apresentado os nomes dos candidatos, Douglas tem 30% – 16 pontos à frente de Júnior Sousa, com 13,6%. Juninho Sinonô (Novo) aparece em terceiro, com 3,8%. Curiosamente, outros nomes foram ditos na pesquisa, como o atual prefeito Duílio de Castro (PSB) e o candidato a vice-prefeito na chapa de Sinonô, Saulo Calazans (Novo).
Na estimulada, onde o pesquisador apresenta os nomes dos candidatos, a diferença entre Douglas e Júnio aumenta em 20%: o postulante do PSD pula para 42,6%, frente a 22,4% do oponente do PRD.
De acordo com o Datatempo, 54% dos eleitores já escolheram seu candidato e não irá mudar a opção – em detalhe, o instituto de pesquisa aponta que essa decisão está acima da média entre os eleitores de Juninho Sinonô, Douglas Melo, e que recebem acima de cinco salários-mínimos.
A pesquisa foi realizada com 500 eleitores, entre os dias 27 a 29 de setembro e tem margem de erro de 4,38 pontos percentuais. Ela foi registrada no TSE com o número MG-03804/2024.
Ordem judicial para divulgar resultados
A coligação “Unidos pelo bem de Sete Lagoas” entrou na Justiça Eleitoral para que os dados da campanha, contratada pela coligação “Sete Lagoas em Primeiro Lugar”, fossem acessados. A juíza eleitoral Marina Rodrigues Brant, em breve decisão liminar emitida nessa sexta-feira (4), aponta que todos os participantes do processo eleitoral devem ter acesso aos dados de pesquisas eleitorais, através de simples requerimento na Justiça Eleitoral. A Datatempo foi intimada a enviar os resultados em até 24 horas da decisão proferida.