Eleitores podem baixar ou atualizar o aplicativo e-Título até hoje (5) para ser usado na votação do primeiro turno das eleições de 2024 que acontece domingo (6). Para o segundo turno, onde aplicável, o app deve estar atualizado até 26 de outubro.
O e-Título substitui o título impresso e a documentação com foto, desde que o usuário tenha realizado o cadastramento biométrico. Se não houver foto no app, é possível votar com RG, CNH ou outros documentos válidos.
O aplicativo também permite consultar o local de votação, justificar ausências e emitir documentos da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de 46 milhões de eleitores já têm contas no e-Título.
Para baixar, o e-Título está disponível gratuitamente para Android e iPhone. Após o download, o usuário deve concordar com os termos de uso e fornecer dados pessoais, como nome e CPF, para habilitar o app. O processo pode incluir verificação por selfie e a opção de acesso via digital.
Confira o passo a passo abaixo:
O e-Título pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android (neste link) e iPhones (neste link).
Após baixar o aplicativo:
- Clique em “Começar no e-Título”.
- Marque a caixa ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e clique em “Continuar”.
O aplicativo também solicitará permissão para enviar notificações. Se desejar receber notificações, clique em “Habilitar” e, em seguida, ajuste as configurações do seu celular para permitir.
Depois disso, você precisará fornecer algumas informações para ativar o e-Título:
- Insira seu nome, data de nascimento, número do CPF e os nomes de sua mãe e pai.
- Clique em “Entrar no e-Título”.
- Confirme as informações que aparecerem, como local de votação, telefone e profissão — esses dados são baseados no cadastro realizado ao emitir o título de eleitor impresso — e clique em “Finalizar”.
- Digite sua senha e clique em “Confirmar”. O aplicativo pode informar que sua senha está desatualizada e solicitar a criação de uma nova.
O e-Título pode solicitar uma verificação por selfie. Se essa opção aparecer, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em “Sim”. Em seguida, clique em “Prosseguir” e siga as instruções para tirar a foto.
Além disso, o aplicativo pode oferecer a opção de habilitar o acesso por meio da digital. Se você quiser essa funcionalidade, clique em “Ativar”.