A cidade de Sete Lagoas deu um importante passo para garantir a segurança nas escolas municipais. A lei sancionada nesta sexta-feira (18) e publicada no Diário Oficial obriga a instalação de botões de pânico em todas as unidades escolares.
A iniciativa, fruto de um projeto de lei do vereador Rodrigo Braga da Rocha, visa criar um canal direto de comunicação entre as escolas e a Guarda Civil Municipal em situações de emergência, como invasões, ameaças e atos de violência.
Com o acionamento do botão de pânico, equipes de segurança serão imediatamente acionadas para atender à ocorrência e garantir a proteção de todos os envolvidos.
Treinamento e sigilo
Para garantir a eficácia do sistema, a lei prevê a realização de treinamentos regulares com servidores e alunos, em parceria com a Guarda Civil Municipal. Os treinamentos simularão diferentes tipos de emergências, preparando a comunidade escolar para agir de forma correta em cada situação.
Além disso, a lei estabelece o sigilo das informações e imagens captadas pelo botão de pânico, garantindo a privacidade dos envolvidos e utilizando os dados apenas para fins de investigação e proteção da comunidade escolar.