Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, lotaram o plenário da Câmara para assistirem os vereadores aprovarem, com 15 votos a favor e um contra de Gonzaga, o reajuste no vale alimentação dos funcionários da autarquia. Ainda na reunião dessa terça-feira, 17, oito leis delegadas que alteram estrutura de secretarias do município foram aprovadas em redação final e seguem para sanção do prefeito. O veresdor Pastor Alcides não compareceu à reunião.
Segundo o diretor do Sindágua, Hugo Lyra, “a proposta de reajuste do vale alimentação dos servidores do SAAE aprovada atende mais de 80% dos trabalhadores da autarquia”. Com o aumento, quem trabalha 40 horas semanais passa a receber R$ 230 de benefício. Os funcionários com jornada inferior a 40 horas semanais receberão agora R$ 150 de vale alimentação. O vereador Gonzaga propôs, sem sucesso, a retirada do projeto da pauta para uma “análise mais adequada”.
Com relação às leis delegadas, as secretarias que terão mudanças administrativas como extinção e criação de novos cargos são as seguintes: Administração, Saúde, Assistência Social, Trânsito e Transporte Urbano, SELTRANS, Educação, Fazenda e o SAAE. Uma das leis delegadas aprovadas prevê ainda a criação de um núcleo de licitações e compras na prefeitura.
Como foi grande a quantidade de projetos na pauta de votação não aconteceu a comunicação pessoal dos vereadores. As discussões ficaram entre uma e outra votação. Um dos momentos mais tensos da reunião foi quando o vereador Dalton Andrade, um dos que votou contra algumas leis em primeiro turno, citou veículos de comunicação da cidade que afirmaram que a Câmara estaria omissão na questão.
Ofendido pela afirmação, o vereador Milton Martins pediu a palavra, levantou a voz e afirmou que “voto com a minha consciência”. Ainda segundo o parlamentar, as matérias enviadas pelo executivo tiveram o aval legal de sua assessoria jurídica e que por isso estava tranquilo.
Todas as matérias aprovadas seguem para sanção do prefeito e posteriormente publicação no diário oficial do município. Os servidores do SAAE torcem para que isso aconteça o quanto antes para que o reajuste no vale alimentação possa ser incorporado a folha de pagamento do mês de outubro.
Por Marcelo Paiva