Na última quarta-feira (30), foi lançado no Teatro Redenção o Projeto de Extensão Feira Legal, da Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária de Sete Lagoas (Semadea). O objetivo é oferecer capacitação para manipuladores de alimentos de feiras livres do município. A primeira turma a se capacitar com um minicurso de manipulação de alimentos foi a dos feirantes dos bairros JK, Santa Rosa, Santa Maria, Cidade de Deus, Verde Vale, Barreiro, Montreal e Várzea.
Segundo Cristiano Morais, coordenador de Projetos da Semadea, essa iniciativa não só protege o consumidor, como também empodera os feirantes a serem multiplicadores de boas práticas. “O Programa Feira Legal está chegando para melhorar a qualidade dos alimentos servidos nas ruas e reduzir os riscos de contaminação para quem consome esses produtos. Além disso, vai transformar a forma como os vendedores lidam com o cuidado e a higiene, ensinando sobre doenças que podem surgir de alimentos mal manipulados e sobre a legislação que rege o setor.”
O programa, promovido pela Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) Campus Sete Lagoas e a Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Cultura, existe desde 2014 e realiza estudos sobre as condições higiênico-sanitárias das feiras livres do município. Os minicursos incluem temas como melhor aproveitamento de vegetais e resgate de tradições alimentares, além de análise sensorial. “Da mesma forma que criamos, retornamos, revitalizamos e ampliamos as Feiras Livres, chegou o momento de capacitar os feirantes que comercializam alimentos, por meio dessa capacitação”, lembra Morais.
As feiras de Sete Lagoas hoje são reconhecidas como Patrimônio Cultural e Material no Município e recentemente receberam esse título pelo Governo de Minas Gerais. “Isso tudo é fruto de muito trabalho sério em equipe que resultou nos grandes reconhecimentos alcançados pelas nossas feiras livres”, completa Cristiano Morais, que também é coordenador do Programa Ambulante Legal.
O primeiro minicurso será ministrado nesta quarta-feira (6), às 18h30, para os feirantes do Nova Cidade, no Teatro Redenção (Rua Monsenhor Messias, 339). Participam deste curso todos os feirantes que foram entrevistados e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na próxima semana, dia 13, será a vez dos feirantes do Centro às 18h30 e, na semana seguinte, dia 19, com feirantes do Boa Vista, também às 18h30.