O Governo de Minas Gerais anunciou um novo projeto de concessão rodoviária que promete transformar a infraestrutura de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto, denominado Lote Rodoviário Vetor Norte, abrange 123,4 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das MG-010, MG-424 e LMG-800, e passa por 13 municípios, incluindo Sete Lagoas, Lagoa Santa, Prudente de Morais, entre outros.
O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), que iniciou nesta segunda-feira (11) uma série de apresentações para prefeitos e deputados da região. A consulta pública sobre o projeto será aberta na quarta-feira (13) e ficará disponível no site da Seinfra. O leilão para a concessão está previsto para ocorrer no segundo trimestre de 2025, com investimentos estimados em R$ 3 bilhões ao longo de 30 anos.
O secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, destacou a importância do projeto para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos. “A Região Metropolitana de Belo Horizonte é o terceiro maior aglomerado urbano do Brasil. Nosso tempo é um bem precioso, e precisamos diminuir o tempo perdido no trânsito. A concessão do Vetor Norte trará mais fluidez e reduzirá o tempo de deslocamento entre os municípios da região”, afirmou.
Contornos viários e redução de tempo de viagem
Uma das principais intervenções do projeto é a construção de três contornos viários nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 quilômetros de novas rodovias. As obras, que incluem pistas duplicadas, têm como objetivo desviar o tráfego pesado das áreas urbanas, aumentando a fluidez e a segurança do trânsito. Essas obras foram aguardadas por muitos anos pela população local, que sofre com o congestionamento nas vias centrais dessas cidades.
O impacto imediato será a redução significativa no tempo de viagem. Entre Belo Horizonte e Sete Lagoas, por exemplo, a estimativa é de uma economia de mais de 27 minutos no trajeto. Para quem se dirige à Serra do Cipó, um dos principais destinos turísticos da região, o tempo de deslocamento será reduzido em cerca de 21 minutos.
Outras melhorias rodoviárias e infraestruturas
Além dos contornos, o projeto prevê a duplicação de 34,29 quilômetros de rodovias, a construção de 105,8 quilômetros de acostamentos e a readequação de 9,8 quilômetros de vias marginais. Também estão programadas obras de recuperação de pavimento, como recapeamento e eliminação de trincas, além da substituição de sinalização e a manutenção contínua das vias.
Outro ponto importante do projeto é a implementação de um sistema de pedágio sem cancela, no modelo free flow, que promete aumentar a agilidade do tráfego ao eliminar a necessidade de paradas para pagamento de tarifas. O modelo já foi testado em outros trechos do estado, como na MG-459, onde apresenta uma taxa de inadimplência abaixo de 3%, considerada a menor do país.
A concessão também trará benefícios para a segurança viária. Serão construídos novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus, além de intervenções que devem evitar mais de 2,5 mil acidentes nos próximos dez anos.
Com informações de Agência Minas