Sete Lagoas, mais uma vez, coloca o nome de Minas Gerais no mapa da inovação tecnológica. A cidade acaba de ser laureada com o prêmio Expo New York Smart Cities, pelo inovador sistema de Botão do Pânico, implementado em todas as escolas municipais. A iniciativa, que visa garantir a segurança de alunos e professores, chamou a atenção de especialistas internacionais e foi reconhecida como um exemplo a ser seguido.
Na semana em que a cidade completa 157 anos, o prefeito Duílio de Castro* e o secretário municipal adjunto de Tecnologia, Márcio Aguiar*, foram até Nova Iorque, nos Estados Unidos, buscar o presente: o prêmio Expo New York Smart Cities, Fórum Internacional latino-americano realizado nesta terça-feira (26)
O convite veio durante o Fórum Cidades Inteligentes, evento internacional realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, que já havia premiado o Município em março deste ano. O idealizador e realizador do fórum, Gustavo Moreira, enalteceu a iniciativa de Sete Lagoas. “Ficamos muito felizes em receber aqui essa maravilhosa iniciativa de Sete Lagoas, que tanto dialoga com nossa realidade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. É importante dotarmos nossos espaços de saber de ferramentas tecnológicas e de segurança para uma melhor educação das nossas crianças. Essa solução extremamente inovadora merece ser compartilhada com todo o Brasil e com o mundo”, ressaltou. A Expo Nova York faz parte oficialmente do Pacto Global da ONU, através de suas founders Brasil Master e eGov Tecnologia.
“É com muita alegria que recebemos mais este reconhecimento internacional. Porém, mais importante do que a confirmação estrangeira da nossa iniciativa é saber que a comunidade escolar de Sete Lagoas está mais segura e protegida por meio do botão do pânico, interligando todas as nossas mais de 50 escolas a um moderno sistema da Guarda Civil Municipal, que é acionada imediatamente em caso de alguma ocorrência”, lembra o prefeito Duílio de Castro. “Recebi a missão do prefeito Duílio de criar um projeto simples, barato e eficaz para proteger nossas crianças nas escolas. Criamos tudo em apenas seis meses, com poucos recursos. Ter um reconhecimento internacional é espetacular, mas saber que conseguimos proteger vidas não tem preço”, reforça Márcio Aguiar, secretário municipal adjunto de Tecnologia.
“Esse projeto desenvolvido em Sete Lagoas não perde em nada em inovação para a tecnologia mundial. Recebemos esse prêmio, mas o dividimos com todos os setelagoanos. Parabéns, Sete Lagoas”, completou o prefeito.
Cidade Premiada
Esta é a terceira vez que Sete Lagoas é reconhecida internacionalmente este ano. No dia 13 de março, a nova central semafórica da avenida Dr. Renato Azeredo recebeu um prêmio no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado em Santa Luzia. Já no dia 26 de março, foi a vez do Botão do Pânico ser premiado no Expo BH – Fórum Internacional de Cidades Inteligentes, no Minascentro, em Belo Horizonte. Agora, Sete Lagoas conquista Nova Iorque.
*O prefeito Duílio de Castro e o secretário adjunto Márcio Aguiar viajaram com recursos próprios, sem ônus para o Município.
Com PMSL-ASCOM