O primeiro Passando a Limpo de 2025 teve como convidado o novo prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo (PSD), empossado na quarta-feira (1º) para o período de 2025-2028. Na pauta, mensagens com demandas observadas nos dias iniciais do mandato.
O setor de Comunicação inclusive foi bastante debatido durante o programa. Douglas Melo declarou que faz “questão de manter nesses quatros anos de mandato as portas abertas para a imprensa”. Sua equipe identificou que é preciso unificar as informações publicadas pelas secretarias municipais, principalmente através das redes sociais, para evitar duplicidade ou ruído no que é divulgado pelas pastas.
A Prefeitura deseja fazer das redes sociais um “Serviço de Atendimento ao Contribuinte”, alocando servidores que possam ler as mensagens recebidas, encaminhar às secretarias responsáveis e devolver as repostas o mais breve possível aos seguidores/cidadãos.
Ontem o prefeito deu início à visitação em obras que continuam sendo feitas na cidade. “Quando você vai para rua, você tem a oportunidade de falar olho no olho, ouvir o que aflige a população”, disse. Como estamos em pleno período chuvoso, uma das principais demandas que surgem em Sete Lagoas todos os anos são os buracos nas ruas e avenidas.
Sobre essa demanda histórica e recorrente, Douglas Melo entende que muitas ruas ainda têm asfalto “velho” e que este insumo vem subindo de preço desde a pandemia de Covid-19. Para contornar o desafio da falta de recursos, ele pretende ir a Brasília com frequência para dialogar com deputados e senadores e também investir no “dinheiro novo” trazido pelo turismo.
Outro setor de suma importância que ocupa boa parte do orçamento é a saúde. Como exemplo, Douglas cita que dos cerca de R$ 100 milhões deixados em caixa pela gestão anterior do prefeito Duílio de Castro, cerca de 70% deles são gastos vinculados, ou seja, destinados a pagamento de folhas salariais ou despesas já contratadas.
Durante seus três mandatos como deputado estadual, Douglas Melo atuou em favor da retomada das obras do Hospital Regional de Sete Lagoas (HRSL), fato conseguido após intermediar a destinação de parte dos recursos vindos do acordo entre Governo de Minas e Vale pela tragédia de Brumadinho.
“O Hospital Regional não vem para substituir o Hospital Municipal, muito menos o Nossa Senhora das Graças”, declara o prefeito para completar dizendo que um levantamento foi feito pelo governo estadual para saber quais as principais necessidades em saúde pública de cada cidade a ser atendida pelo HRSL.
Uma pergunta enviada durante o programa tratava do asfaltamento da estrada que liga Sete Lagoas a Araçaí. Douglas explicou que já foram depositados pelo governo estadual R$ 77 milhões para realização da obra e que este aguarda a conclusão do projeto pela empresa contratada para posterior licitação da execução – há expectativa de que as obras comecem até o meio de 2025 -.
Ele também comentou a eleição unânime da nova mesa diretora da Câmara Municipal a ser presidida pelo vereador Ivan Luiz (PDT). “Acredito que vamos ter a melhor relação possível”. Para Douglas, o vereador “é o político eleito mais próximo do povo” e por isso pretende contar com eles em mais esse laço estreito de comunicação.
Durante a campanha Douglas Melo externou diversas vezes a vontade de trazer de volta grandes eventos para a cidade. O mais famoso deles, a Exposete. Para isso, pretende nos próximos dias se reunir com Rodrigo Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Sete Lagoas, para começarem a colocar em prática tal projeto. O chefe do Executivo adiantou que vai propor que a Exposete seja aberta com uma cavalgada e que pensa em tornar o evento atrativo para criadores de animais, por exemplo.
Sobre o pré-carnaval que se aproxima daqui a algumas semanas, ele espera que seja à altura do que também era o Carnasete, outro evento histórico que movimentava não só Sete Lagoas mas cidades do entorno.
Douglas contou que se reuniu com atletas setelagoanos pedindo indicação de uma pessoa para comandar a Secretaria de Esportes. “Precisava de alguém que fosse incomodado com os esportes em Sete Lagoas”, tendo recebido a indicação de Cláudio José Raposo França pelo seu conhecimento da realidade desportiva local e bom relacionamento com as partes envolvidas.
A área esportiva é mais uma que o prefeito pretende trabalhar de forma integrada ao turismo para que cada vez mais pessoas sejam atraídas para a cidade. Ele fez um convite às academias de Sete Lagoas para desenvolver um projeto que traga um evento estadual de cross fit para a cidade.
Declarando-se cristão praticante e valorizando as outras manifestações religiosas, Douglas Melo quer promover encontros mensais em locais religiosos para que a população pratique seu lado espiritual e conte com mais esse tipo de atividade para contruir uma atmosfera positiva na cidade.