O programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta (10) o vereador Ivan Luiz (PDT), recentemente empossado como novo presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas. Ele contou suas expectativas para o novo mandato, como deseja se relacionar com seus pares e os desafios em que espera contribuir para o futuro da cidade.
Ivan Luiz revelou como foram as conversas para compor a mesa diretora que foi eleita por unanimidade no último dia 1º de janeiro. Além dele como presidente, a Câmara tem como 1º vice-presidente Eraldo da Saúde (PSB), 2º vice-presidente Teo da Equoterapia (PODE), 1º secretário Deyvison da Acolher Saúde (Solidariedade) e 2º secretário Alber Enfermeiro (MOBILIZA).
Segundo o entrevistado, a composição foi montada observando-se critérios técnicos como o número de vereadores eleitos por cada partido e também conciliando-se as vontades de quem visava compor a mesa. Com presença de três novatos na casa legislativa (Teo da Equoterapia, Deyvison da Acolher Saúde e Alber Enfermeiro) o presidente afirmou que priorizará o diálogo democrático para avançar na análise das pautas propostas. Nesse sentido, Ivan Luiz aproveitou para explicar como funcionam os processos legislativos e a sequência até que determinado projeto acabe virando lei.
Em sua carreira política, uma das principais atuações de Ivan Luiz tem sido nas causas em prol do acolhimento e recuperação de dependentes químicos. Durante o programa foram levantadas questões sobre, por exemplo, como atender pessoas em situação de rua – público vulnerável à dependência química – com dignidade mas também como o poder público atuaria em casos de retorno dessas pessoas para seus locais de origem, já que uma parcela desta população não é natural de Sete Lagoas.
Aproveitando o início dos novos mandatos, tanto dos vereadores como do prefeito eleito Douglas Melo (PSD), o convidado do programa manifestou sua vontade de que a população acompanhe de perto os trabalhos de seus representantes, seja através das reuniões ordinárias que acontecem às terças-feiras 8h ou de audiências públicas feitas frequentemente na Câmara.