Durante um evento oficial nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas a prefeitos que elogiam os serviços públicos de saúde e educação, mas optam por hospitais e escolas particulares para si e suas famílias.
“Você pergunta ao prefeito como está a educação e ele responde que está maravilhosa. Pergunta sobre a saúde e ele diz que é fantástica. Mas quando questionado se seu filho estuda na escola pública ou se ele mesmo usa o sistema de saúde local, a resposta é não”, declarou o presidente.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/lula_sirio_libanes.jpg)
Lula defendeu que a classe média volte a utilizar escolas públicas e argumentou que isso só acontecerá quando houver melhorias na qualidade do ensino oferecido pelo Estado. Ele ressaltou que o país só avançará quando os gestores confiarem nos serviços que disponibilizam à população.
A fala gerou reações nas redes sociais, onde usuários lembraram que o próprio presidente recebe atendimento médico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em dezembro de 2024, Lula foi internado na unidade para tratar um hematoma na cabeça, sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil Filho, que também atende outras figuras políticas, como Michel Temer, Dilma Rousseff e José Sarney.
As críticas de Lula não são inéditas. Em dezembro de 2023, ele fez declarações semelhantes durante um evento no Rio de Janeiro, reforçando a necessidade de governantes usarem os serviços públicos que promovem.
O discurso aconteceu durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o ministro da Educação, Camilo Santana.
com informações do R7