O contrato de concessão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO) foi formalmente assinado, marcando o início de uma fase de transição na gestão da rodovia. A entrega oficial para a concessionária está programada para 10 de março. A empresa venceu o leilão em setembro de 2024 ao oferecer um desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio.
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Nos primeiros 100 dias de operação, a nova administração dará prioridade a:
- Reforço na sinalização horizontal e vertical;
- Reparos na drenagem, recapeamento da pista e fechamento de buracos;
- Modernização das estruturas de atendimento ao usuário, torres de comunicação e praças de pedágio;
- Melhoria na limpeza da rodovia.
A concessionária deverá investir R$ 12 bilhões ao longo de três décadas, sendo R$ 6,4 bilhões em infraestrutura e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais. As obras previstas incluem:
- 10 km de duplicação;
- 342 km de faixas adicionais;
- 61 km de vias marginais;
- 5 passagens subterrâneas;
- 34 passarelas;
- 272 pontos de ônibus;
- 18 passagens de fauna;
- 226 acessos.
Pedágio e valores
Sete praças de pedágio serão instaladas ao longo do trecho, localizadas em Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo e Capim Branco. O valor da tarifa básica variará entre R$ 12,39 e R$ 16,94, sujeito a ajustes inflacionários e ao desconto de 14,32% concedido no leilão. A ANTT divulgará os valores finais antes do início da cobrança.
Contexto da concessão
A relicitação da BR-040 foi dividida em trechos. Em abril de 2024, o segmento entre Belo Horizonte e Juiz de Fora foi leiloado e assumido pela EPR Via Mineira em agosto. Já o trecho entre o Distrito Federal e Cristalina segue sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sem previsão de leilão.
com informações do G1