O programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta (14) Renan Amaral, superintendente de Comunicação da Prefeitura Municipal. Na pauta, os desafios da comunicação pública e política.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Renan-PassaLimpo-14.02.25.jpg)
Renan Amaral (40 anos) é de Belo Horizonte. Com vasta experiência em veículos de comunicação, agências de publicidade e setores do Legislativo Federal e Executivo Municipal, ele atuou em diversos segmentos, incluindo atendimento e planejamento de contas no setor privado, no varejo e também no setor público, com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro.
Em uma entrevista para um jornal da cidade, Renan ressalta a importância de ouvir para ser compreendido. Ele menciona que, dentre uma de suas ações na Prefeitura de Sete Lagoas, foi a criação de um canal direto para veículos de comunicação, vereadores e, principalmente, para a população. As demandas dos cidadãos são passadas diretamente para as secretarias responsáveis, com respostas rápidas e eficientes. Esse retorno ágil é destacado como um resultado positivo dessa dinâmica.
Renan também enfatiza o uso das redes sociais como principal canal de comunicação com a população, para que a abordagem crie sentimento de pertencimento entre os moradores de Sete Lagoas. Além disso, o superintendente aborda que foi criado também canais diretos com os dezenove vereadores para que as demandas do legislativo sejam atendidas mais prontamente.
Outra questão amplamente abordada durante o Passando a Limpo foi a credibilidade do jornalismo frente às fake news e/ou informações rasas. Renan Amaral acredita que as fake news devem servir de combustível para que o jornalismo sério seja cada vez mais praticado.