Em outubro, serão integrados ao ProMG 541,5 quilômetros de rodovias da coordenadoria de Ubá, na Zona da Mata, e 505 quilômetros da de Varginha, no Sul de Minas. Em novembro, 453,5 quilômetros de vias da coordenadoria de Juiz de Fora, na Zona da Mata, passarão a ter contrato pelo ProMG. Todas as contratações estão sendo financiadas com recursos do Tesouro Estadual e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Até o final do ano, será assinado o contrato referente à coordenadoria de Barbacena, Zona da Mata, com 608,9 quilômetros, ainda está em processo de licitação internacional, uma vez que contará com recursos do Banco Mundial (Bird).
De acordo com o gerente-adjunto do ProMG, Bruno Oliveira Alencar, os contratos já assinados envolvem recursos da ordem de R$ 320 milhões, para 2.826 quilômetros de estradas, dos quais R$ 143,5 milhões já aplicados, para a recuperação nos dois primeiros anos e manutenção durante os quatro anos de contrato. “No final do mesmo, a rodovia é entregue à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) em condições de tráfego, como especificada em contrato”, contou.
Rodovias recuperadas
Os primeiros contratos sob a lógica do ProMG foram assinados em 2006, envolvendo as rodovias das regionais de Belo Horizonte e Formiga. Dentro da sistemática de recuperação dos trechos nos dois primeiros anos dos quatro de contrato, os 347 quilômetros sob jurisdição da coordenadoria regional de Belo Horizonte e os 369 da de Formiga estão apenas na fase de manutenção.
Entre as rodovias incluídas no ProMG, na regional de Belo Horizonte, estão as MGs 010 (Lagoa Santa-Cardeal Mota), 020 (Santa Luzia-Jaboticatubas) e 323 (Entroncamento MG-238 até entroncamento MG-010). Pelo contrato, a empresa responsável tem 48 horas para consertar buracos na pista ou alguma deformação, cinco dias úteis para repor placas de sinalização e um mês para recuperar erosão de talude. Até o final do ano, a meta da secretaria é ter 2.425 quilômetros de rodovias já recuperados e em processo de manutenção permanente.
A meta da secretaria é iniciar 2011 com, aproximadamente, 9,5 mil quilômetros de estradas estaduais com contrato de recuperação e manutenção dentro da lógica do ProMG contratados. Estarão sob essa sistemática as 21 regionais das regiões do Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Sul, Triângulo e Zona da Mata. Para o ano que vem, está prevista a inclusão das regionais de Itabira, Ponte Nova, Governador Valadares, Manhumirim e Coronel Fabriciano. Em 2010, serão feitos contratos envolvendo as regionais de Araxá, Uberlândia, Monte Carmelo, Uberaba e Ituiutaba.