A Câmara Municipal de Sete Lagoas demonstra excelência em transparência pública, alcançando um índice de 88,91% no Radar da Transparência Pública, divulgado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O levantamento, liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), referente ao ano de 2024, coloca o Legislativo setelagoano significativamente acima da média nacional de transparência no Brasil, que ficou em 63,94% no mesmo período.

O desempenho da Câmara de Sete Lagoas a credencia como padrão ouro em relação à divulgação de suas ações. A avaliação do PNTP considerou diversos critérios, nos quais a Casa obteve pontuação máxima (100%) em itens cruciais como acessibilidade do portal online, despesas do órgão, informações institucionais e prioritárias, licitações e funcionamento da ouvidoria. Outros aspectos importantes, como informações sobre diárias, atividade finalística, obras e receitas, também receberam avaliações superiores a 80%.
O presidente da Câmara de Sete Lagoas, Ivan Luiz (PDT), celebrou o resultado, destacando o compromisso do Poder Legislativo municipal com a transparência e o acesso pleno da população às informações. “A alta pontuação demonstra a responsabilidade da Câmara de Sete Lagoas em dar transparência a todas as ações realizadas e garantir o acesso pleno do cidadão a estas informações. A Câmara tem comprovado sua seriedade ao longo dos anos, e este resultado é uma forma de mostrar para a população que estamos mesmo trabalhando duro para que todos tenham acesso às principais informações aqui produzidas. Porque o cidadão tem o direito de saber o que fazemos, como fazemos e como gastamos o dinheiro público”, enfatizou o presidente.
Olhando para o futuro, a Câmara Municipal já planeja novas ações para os biênios 2025/2026, visando aprimorar ainda mais seus índices de transparência. O presidente Ivan Luiz ressaltou os investimentos em curso no website da Câmara para otimizar a experiência do usuário. “Já fizemos várias alterações, muitos ícones, inclusive, já estão em pontos estratégicos para serem encontrados com maior facilidade. Também disponibilizamos no portal a rádio e a TV Câmara, para que o cidadão possa ouvir e assistir às notícias sobre o Poder Legislativo e também sobre o município de uma forma geral, sem precisar sair do site da Câmara”, informou o presidente. Embora as mudanças ainda estejam em implementação, os cidadãos já podem notar as primeiras melhorias ao acessar a plataforma online.
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da democracia e do controle social, promovendo e avaliando a transparência das informações públicas nos âmbitos estadual e municipal em todo o Brasil. O expressivo resultado da Câmara de Sete Lagoas reforça o seu papel como um órgão público comprometido com a clareza e a prestação de contas à sociedade.