A Prefeitura de Sete Lagoas, em uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), deu um importante passo no reforço ao combate e erradicação do trabalho infantil no município. Uma capacitação com o tema central “Discussão dos Desafios do Combate e Erradicação do Trabalho Infantil” teve início nessa segunda-feira (05) e se estende até esta terça-feira (06), reunindo diversos profissionais da rede de proteção social no auditório da Casa da Cultura.

O evento, que acontece das 8h às 17h, conta com a expertise da psicóloga Elvira Miriam Veloso de Mello Cosendey, servidora do Ministério do Trabalho e lotada na Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, como palestrante principal. O objetivo é aprofundar o debate sobre estratégias eficazes para enfrentar a persistente realidade do trabalho infantil que ainda afeta crianças e adolescentes na cidade.
Participam da capacitação gerentes, coordenadores, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde (ACS), além de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, incluindo equipes dos CRAS, CREAS e conselheiros tutelares. A abertura do evento contou com a presença de Carolina Ferrão Huibers Vitor, Superintendente Geral de Promoção e Vigilância da Saúde, representando o secretário municipal de Saúde, Jean Barrado.

Alessandra Vilas Boas Abreu de Miranda, coordenadora do CEREST Sete Lagoas, destacou a importância da iniciativa: “Com essa capacitação, a Secretaria de Saúde e o CEREST reafirmam o seu compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes. A erradicação do trabalho infantil é um desafio que exige a colaboração de todos. Buscamos fortalecer as ações de prevenção e combate a esse problema, garantindo um futuro mais promissor para a infância em Sete Lagoas”.
O CEREST Sete Lagoas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está localizado na Rua Paulo Frontin, 254, Centro, e pode ser contatado pelo telefone (31) 3774-9923. A iniciativa demonstra o empenho da administração municipal em construir uma Sete Lagoas mais justa e igualitária, protegendo integralmente suas crianças e adolescentes.