O secretário de Saúde de Sete Lagoas, Jean Barrado, foi o convidado do programa Passando a Limpo desta sexta (9). Dentre os assuntos debatidos, destacou-se a campanha de vacinação e prevenção adotadas na cidade para combater o aumento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Na última terça (6) a Prefeitura Municipal publicou um decreto que declara situação de emergência em saúde pública no município devido a isso.

O titular da Saúde em Sete Lagoas é enfermeiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui mestrado e doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Antes de assumir o cargo como secretário, Jean foi superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas e ex-superintendente de Saúde de Minas Gerais.
Ainda com baixa cobertura vacinal – fato lamentado pelo secretário – a campanha tem um dia importante amanhã, sábado, 10 de maio. A cidade terá seu Dia D de vacinação com 20 salas abertas, além de uma sala no Shopping Sete Lagoas e mais dois vacimóveis. Confira:
Jean Barrado pôde também explicar quais vírus estão circulando nesse momento de aumento das SRAG, tranquilizando a população e desmentindo informações falsas sobre um aumento de casos de Covid-19.
Outra pauta levantada durante o programa foram os cuidados que a população deve ter para evitar a disseminação das SRAG. Toda a “etiqueta” de higiene aprendida nos tempos de pandemia é válida para prevenção de qualquer doença respiratória.
Além disso, Jean Barrado reafirmou a programação de conclusão das obras do Hospital Regional de Sete Lagoas para a primeira metade de 2026. Ele também destacou outras ações da secretaria que visam ampliar e qualificar o atendimento ao público nas unidades de saúde municipais.