Logo

Edital de licitação do projeto de pavimentação da estrada para Araçaí deve ser publicado em 30 dias

A Câmara Municipal de Sete Lagoas discutiu, por meio de Audiência Pública realizada na tarde de quinta-feira, 3, assuntos referentes à pavimentação da estrada que liga Sete Lagoas a Araçaí, passando por diversas comunidades como Goiabeiras, Estiva, Silva Xavier, Paiol, Carvalho de Almeida, Caboclos e Fazendinhas Pai José.

A Audiência foi solicitada por meio do Requerimento 511/2014, de autoria do vereador Gilberto Doceiro (PMDB). O vereador, que presidiu a sessão, afirma que esta obra é um clamor de décadas e vem trazendo uma angústia a todos. "Temos empreendimentos das mais variadas áreas em toda a região, muitos parados por não haver infraestrutura", comentou.

Projeto deverá ser licitado dentro de 30 dias / Foto: Divulgação Ascom CâmaraProjeto deverá ser licitado dentro de 30 dias / Foto: Divulgação Ascom Câmara

Dentre o público presente, estavam diversos representantes de associações comunitárias e dos legislativos e executivos dos municípios afetados pela estrada como Sete Lagoas, Araçaí e Cordisburgo. Um deles, Raimundo Alves, assessor jurídico da Prefeitura de Araçaí, apontou a necessidade de pavimentação da via. "Temos uma indústria têxtil com dificuldades sérias de transportar sua produção e receber maquinários, além de vários outros empreendimentos que dependem dessa estrada. A prefeitura de Araçaí está realmente empenhada. Essa estrada é muito mais importante para nossa cidade do que para Sete Lagoas", lamentou.

A presidente da Associação de Moradores da Estiva, Francislene Borges (Tuca), acrescentou. "Temos uma fábrica de farinha que teve as obras suspensas devido à grande quantidade de poeira. O grande fluxo que existe na estrada deixa nossos familiares expostos diariamente. Já aconteceram vários acidentes, inclusive com vítimas", disse.

Representando o Executivo Municipal, o coordenador da Secretaria Municipal de Obras, Antônio Maciel (Toninho Macarrão), enumerou melhorias feitas pela Prefeitura na região, diante da impossibilidade de pavimentação. "O município, dentro de suas possibilidades, tem feito algumas recuperações como patrolamento, encascalhamento, drenagens e construção de barraginhas. No ano passado resolvemos um grande obstáculo, conhecido como morro do lixão, fazendo um aterro de cinco metros de altura. Ainda este ano vamos construir a tão sonhada ponte sobre o ribeirão Jequitibá para melhorar um pouco o trânsito nessa estrada", anunciou.

Porém, a notícia que deu esperança à maioria dos presentes veio do representante da Secretaria de Estado de Obras Públicas, o engenheiro Francisco Cardoso. Segundo ele, a Diretoria de Projetos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está incumbida de preparar os elementos técnicos para a contratação do projeto de engenharia rodoviária, peça fundamental para que o Estado possa alocar recursos para concretizar a pavimentação da estrada.

"Nos próximos 30 dias deverá ser publicado o edital de licitação do projeto. Depois, teremos um prazo de 45 dias para apresentação de propostas e em 120 teremos condições de dar início ao projeto executivo", anunciou.

A estrada está inserida no programa "Caminhos de Minas" desde 2010. O cronograma das obras depende do resultado dessa licitação. "Mais do que ser importante para Araçaí ou Sete Lagoas, esta obra é importante para Minas Gerais, não só para viabilizar os empreendimentos atuais, mas também atrair novos investimentos", concluiu o engenheiro.

Os vereadores presentes também se pronunciaram. Segundo Ismael Soares (PSOL), dois governos estaduais prometeram a pavimentação e não cumpriram. "Tivemos o Governo Aécio e o Governo Anastasia, que está terminando o mandato. Todo esse tempo passou e nada foi feito por essa estrada. Minha maior esperança é que o prefeito Marcio Reinaldo, devido ao grande prestígio que tem junto aos governos estadual e federal, busque esses recursos e que a Câmara Municipal continue cobrando", lembrou.

Já o vereador Renato Gomes (PV) se disse feliz com a notícia. "Ficamos muito felizes com a fala do representante do Governo de Minas, de que os passos estão sendo dados para que a pavimentação aconteça". O presidente da Casa, vereador Marcio Paulino (PMN), lembrou que a luta do vereador Gilberto Doceiro pelo asfaltamento da via é antiga. "Até o momento não tínhamos certeza nem do projeto e hoje já temos essa garantia. Só de termos um representante do Governo de Minas aqui, já é uma esperança. Espero que ele reforce essa demanda junto ao secretário de Estado", pediu.

O empresário da região e também representante dos moradores de Estiva, Clóvis Vilanova, disse estar atento a todas as movimentações e que a associação de moradores da Estiva irá acompanhar de perto. "Pedimos maior agilidade desse processo licitatório. Quantas pessoas mais terão que morrer nessa estrada? Queremos um pouco mais de atenção das autoridades àquela região", comentou.

"Essa estrada é como um pano que, com o tempo, foi se rasgando e sendo costurado. Hoje, esse pano não suporta mais remendo. É preciso um novo pano", metaforizou a representante da Associação Comunitária de Silva Xavier, Santuza Pimenta.

Ascom Câmara



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks