Na última quinta-feira (25), aconteceu o Projeto de Capacitação com os Feirantes do Boa Vista. O Projeto é uma realização do SENAC Sete Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agropecuária e a Nova Schin. Com o objetivo de capacitar os feirantes que atuam na Feira do Boa Vista a partir de novas técnicas, o projeto foi idealizado pensando na transição da feira que se deslocará nos próximos meses para o parque náutico da lagoa Boa Vista.
De acordo com Mônica Vasconcelos, Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Agropecuária esta alteração de endereço é um marco importante na história da feira que passa a ter um contexto mais turístico para o Município: “Queremos que a Feira do Boa Vista se torne um ambiente ainda mais confortável e acolhedor para seus freqüentadores e ainda um ponto turístico do município” completa a secretária.
O projeto foi iniciado no dia 15 do mês de Setembro, na Casa da Cultura, com uma palestra denominada Paixão por Vencer, que procurou estimular nos feirantes a necessidade de uma postura profissional ajustada ao mercado de Sete Lagoas, assim como a importância do Turismo para o município. Além da palestra, houve também cursos como de Higiene e Manipulação de Alimentos (técnicas de cuidados com os alimentos e os riscos à saúde). Durante este curso, os alunos receberam visita da Vigilância Sanitária de Sete Lagoas que apresentou as políticas, leis e aspectos de fiscalização que envolve a atividade e também treinamento sobre aspectos financeiros.
Os feirantes também participaram do curso de “Culinária Típica Mineira / Preparo de Tira-Gosto”. Ministrado pela Chef em gastronomia do SENAC, Natália Aparecida (Ribeirão Preto / SP) os alunos colocaram a mão na massa no preparo de diversos pratos que serão ofertados posteriormente nas barracas da feira. De acordo com alguns feirantes, o projeto está ampliando a visão do pessoal e que eles aprenderam muitas coisas com o curso, “a praça de alimentação da feira vai melhorar 100%, vai ser um espaço muito bacana e todos estão muito ansiosos com a mudança”.
Nova feira
No Parque Náutico da lagoa da Boa Vista com 96 barracas de hortifrutes, 86 de artesanato, 16 de carnes e 20 bares. O projeto que está sendo implantado através de parceria com o Governo Federal vai contemplar todos os feirantes com novas e padronizadas barracas. Quem também trabalhará neste novo local público deverá usar camisas, bonés e avental com a nova logomarca da feira. Cerca de 40 jogos de mesas devem fazer parte da praça de alimentação. O local ficará abaixo do palco de apresentações artísticas do Parque Náutico, onde pretendem promover no espaço, a cultura sete-lagoana.
Da redação